quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cama compartilhada

Muito se ouve falar hoje em dia na Cama Compartilhada, ou Co-sleeping. Pra falar a verdade, esses termos eu não conhecia até o Gustavo chegar, isso faz parte dessa nova fase de aprendizado.
Aqui no ocidente essa idéia de compartilhar a cama do casal com o bebê não é bem vista (por enquanto) e é até recriminada por muitos. Em uma pesquisa realizada, cada dez pessoas, somente uma aprova a prática.
Isso não acontece em outras culturas, onde deixar um bebê sozinho no quarto pode parecer uma aberração. O interessante é que até meados do século XVIII o bebê dormir com os pais era norma em todas as sociedades.
No meu ponto de vista, devemos seguir a nossa intuição de mãe e fazer o que é melhor para os nossos pequenos q são tão dependentes de nós e das nossas atitudes e decisões. A sociedade de certa forma interfere nas escolhas e até mesmo na criação dos nossos filhos, ditando o certo e o errado, o que devemos fazer e o que não devemos.
O Gustavo dorme no berço e quarto dele desde o primeiro dia, mas, agora, com 5 meses e meio e uma gripe q não vai embora e tira o sono dele (e o meu) e pelo fato de passar o dia inteiro longe dele, decidi compartilhar a cama com o meu pequeno e estou adorando. É mais gostoso dormir sentindo o calorzinho do corpo e a respiração dele. É mais fácil para amamentar na madrugada. É mais seguro para ele. Está dando certo por enquanto e eu não ligo pelo que a “sociedade” prega de certo e errado. Nesse momento, eu pratico a cama compartilhada.
Para alguns bebês e mamães, essa não é uma boa saída, por isso eu repito, devemos seguir a nossa intuição de mãe e entender que nem sempre o que é bom para o filho da fulana é bom para o nosso também.
E quando chegar a hora dele ir para a cama dele? Isso pode causar a dependência? Prefiro acreditar que qdo chegar a hora, ele vai querer ter o espaço dele e o fato dele dormir com os pais não vai causar dependência e sim, vai trazer segurança. Que fique bem claro que essa é a minha opinião e a minha decisão.
E vc? Onde acha que o bebê deve dormir?

2 comentários:

  1. Oi Taty... saudades...
    Ai q delícia... eu tb compartilho cama e amo...
    um bjo pra vcs. Me escreve pra contar as novidades, volta ao trabalho + gripe do Gustavão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Taty! ADORO cama compartilhada! Admito que as vezes preciso de um pouco mais de espaço para me mexer, mas nada se compara a alegria de ver minha filha dormir com um sorriso no rosto qdo esta coladinha em mim. Ultimamente ela tem colocado a mão dela no meu rosto e adormece assim! Tb penso que precisamos ouvir menos o "povo" e dar mais atenção a nossa intuição, ela é a resposta para tudo, tá tudo dentro da gente né?!
    Esses dias me lembrei que dormi muiiiiiito tempo na cama com a minha mãe, ela era separada, e nós estávamos numa casa nova, então era ela, eu e meu irmão mais velho. Chegou um dia que meu irmão quis ir para o outro quarto e depois de um tempo eu tb fui. Acho que uma criança que se sente segura faz a transição sem problemas, ainda mais qdo respeitamos o tempo delas né?! Até lá é curtir muito cada momento...
    A Lara foi para nossa cama num salto de desenvolvimento em que acordava a cada meia hora, uma hora, eu estava um bagaço, não tinha mais paciência, não comia, nada. Foi levar ela para a cama para tudo melhorar, eu tb dormia, ela ficava grudada(matando a necessidade dela) e num determinado dia coloquei ela no berço e ela ficou... e assim vamos desde então, épocas de berço, épocas de cama e acho uma delícia!!! Bjosss

    ResponderExcluir